Muito Lazer
descontração eaventura

 

A cidade de Itacaré oferece diversas opções de lazer. Desde esportes mais radicais como surf até caminhadas, mergulhos e trilhas maravilhosas.

Não deixe de aproveitar, consulte-nos, podemos indicar os melhores serviços para a prática desses esportes e agências confiáveis para você ter uma experiência única!

Surf

Situada em uma região do litoral da Bahia, Itacaré é uma das plataformas continentais que se resume a 8 milhas, permitindo que as ondas do oceano cheguem ao litoral com total freqüência, impacto e força inigualáveis em todo litoral baiano. Por isso campeonatos de nível local, estadual e internacional começaram a ser realizados na Praia da Tiririca.

Trata-se de um dos lugares, cujo elemento constituinte e fundamental, é o surf e o mar. São também, as propriedades físicas do sal dessa região, que tornam os corpos mais leves e ajudam a prancha a deslizar, diminuindo a resistência ao movimento dos rails, permitindo que as quilhas se soltem.

Quem pratica surf sabe que a experiência das ondas não fica apenas no mar, transforma-se, vai para a Terra e contamina a vida cotidiana. Em meio à natureza de Itacaré, o surf nas águas claras acrescenta uma nova energia e revigora a todo o resto, deitando um novo olhar sobre as coisas “terrestres”

 

 

 

Caminhada

Itacaré é um dos lugares mais propícios para se praticar a caminhada com o ar puro necessário e a tranqüilidade desejada.

Conhecer e caminhar até a agradável Prainha, passando por 2 quedas d´água e uma praia paradisíaca ou ainda percorrer por uma trilha ecológica (Engenhoca, Havaizinho, Camboinha, Itacarezinho e a Cachoeira de Tijuípe) são opções de lazer em Itacaré.

Há ainda, a trilha da praia da Ribeira, em um pequeno riacho que forma uma piscina natural, podendo seguir pela Trilha das Gameleiras por 3 km em meio à Mata Atlântica, com vista para o mar e passando pela Praia Siríaco.

Jeribuaçú e Arruda são outras duas opções de caminhadas por trilhas ecológicas que levam à cachoeira da Usina.

 

 

 

Ecoturismo

Itacaré transforma o ecoturismo num instrumento eficaz de desenvolvimento econômico e conservação dos recursos naturais e culturais do Brasil, promovendo a capacitação e treinamento de profissionais e empresários; além de elaborar e implementar estudos, pesquisas e projetos.

As atrações vão desde as inúmeras cachoeiras e praias até o deslumbrante pôr-do-sol, visto do porto. Os passeios de canoa pelo rio, além de serem relaxantes, ainda mostram paisagens como o Rio das Contas, passando pelo Manguezal até a Cachoeira do Cleandro. Recentemente a estrada de terra que levava de Ilhéus a Itacaré foi transformada numa estrada-parque, valorizando ainda mais este paraíso.
Entre Julho e Novembro é possível admirar as evoluções das baleias Jubarte, que nesta época migram para a região em busca do clima quente e da temperatura elevada da água, ótima para a reprodução.

Entre março e abril Itacaré se transforma em um generoso palco para a reprodução e a desova de tartarugas marítimas, as quais voltam cada ano em lugar como a praia de Piracanga e do Pontal para ter a tranqüilidade adequada neste precioso momento.
As atividades de aventura praticadas na região dividem-se em parapente, além do salto na pedra da Adrenalina, rapel, cascade, mountain bike, bóia cross, arvorismo com acompanhamento e equipamentos de segurança, caiaque, duck e passeio off-road realizado em veículo 4x4, abrangendo a Penísnsula de Maraú.

O percurso desse passeio leva ao Morro do Celular, Trilha das Bromélias Gigantes, Lagoa Azul e a praia de Taipús de Fora, recomendada para o mergulho livre. Hoje, é possível curtir Itacaré com muita adrenalina, contando com o apoio de guias especializados. Na cidade, existem várias operadoras de turismo que oferecem uma grande variedade de roteiros de aventura.

 

 

 

Mergulho

No coração da Costa do Cacau, no litoral do dendê e do acarajé, esta paisagem, ainda intocada pelo homem, repousa tranqüila nas margens da Bahia.

Em Itacaré, a prática do mergulho de apnéia é ideal na praia de Taipus de Fora. Quando a maré está seca, formam-se piscinas naturais excelentes para o mergulho, podendo avistar uma grande variedade de peixes e corais.

Itacaré proporciona o cenário ideal para emocionantes mergulhos na costa, passando por piscinas naturais, visualizando a formação rochosa e o fascinante mundo submarino de peixes, crustáceos e plantas diversas.